Os 4 temperamentos na educação dos filhos - Ítalo Marsili


Ainda na vibe dos temperamentos, pois não posso deixar de recomendar aqui no blog também, embora o tenha lido há um tempinho. Não é um livro só para pais, é útil também para casais, professores, para qualquer pessoa, pois ajuda a compreender melhor a nós mesmos, aos outros e a escolher a melhor forma de lidar com cada um. A propósito, o melhor jeito de descobrir o seu temperamento é estudando um pouco sobre todos eles e sobre a forma como você reage às situações da vida. Fuja dos testes de internet, pois eles podem dar um resultado equivocado e isso não servirá de muita coisa para você. Em outros posts falarei individualmente sobre cada um deles - fleumático, melancólico, sanguíneo, colérico.

Como o assunto é abordado apenas superficialmente no curso de Psicologia (às vezes até erroneamente, pois não é todo mundo que entende do tema), também recomendo a leitura aos estudantes da área. O conhecimento dessa teoria é uma boa ferramenta e muitos psicólogos no mundo fazem uso dela.

A quem não é familiarizado com o assunto: temperamento é um conjunto de tendências inatas que cada um de nós tem dentro de si e a forma como interpretamos os acontecimentos. Por exemplo, alguns têm uma tendência natural à extroversão, à expansão; outros, à introspecção, à reflexão... uns esquecem rápido as ofensas e em outros elas marcam por mais tempo. E assim por diante. NÃO é o mesmo que personalidade, pois esta é moldada ao longo da vida, com base na educação recebida, no ambiente e nas experiências que vivemos.

Os primeiros estudos sobre os temperamentos foram feitos por Hipócrates, na Antiguidade, mas outros autores também abordaram o assunto ao longo do tempo. Neste livro o dr. Ítalo Marsili reuniu anos de estudo e de prática clínica e tornou o tema acessível a todos, focando nos 4 temperamentos fundamentais: sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático. É um conteúdo que nos ajuda a identificar também o nosso próprio temperamento e que pode - deve - gerar mudanças e amadurecimento. 

Você pode encontrar o livro clicando na imagem (será feito o redirecionamento para o site da Amazon): 



Postar um comentário

0 Comentários