Sushi - Saco Vazio Não Para em Pé



Olá galerinha!

Se você é daquelas(es) que adora Sushi vai gostar desse post! Descobri que sai muito mais barato e rende muito mais fazer o Sushi, do que comprar já pronto. Acredite, quando digo muito é muito mesmo, rende para várias pessoas. Já fizemos algumas vezes e agora vim compartilhar a receita dessa delícia com vocês! Os ingredientes são facilmente encontrados em supermercados Pão de Açúcar ou em feiras (procure as bancas dos senhores de olhinhos puxados, eles geralmente sabem informar. Mesmo! hehe)

O segredo do Sushi é o arroz, que é diferente do comum, então anota aí a receita:

Shari - pronúncia: Sharí

- 1 kg de arroz japonês, ou cateto ou polido
- 1 litro de água mineral
- 10 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de sal

Modo de preparo:

Deixe o arroz de molho por 20 minutos, depois lave delicadamente (para não quebrar, pois este arroz é mais delicado) por três vezes. Leve ao fogo. Quando levantar fervura, coloque em fogo médio. Quando o excesso de água secar deixe o fogo baixo e cozinhe por 15 minutos. Quando a água secar, apague o fogo e mantenha a panela fechada por mais 15 minutos.

Enquanto o arroz descansa para terminar o cozimento, prepare o molho:
Em uma panela com fogo alto, misture o vinagre, o açúcar e o sal, mexendo sempre com uma colher de pau. Não deixe o açúcar grudar no fundo da panela. Antes de levantar fervura, desligue o fogo.

Coloque o arroz em um recipiente largo e despeje 300ml do molho sobre o arroz uniformemente. Misture delicadamente para distribuir o molho, não deixe formar pelotas. (Obs: nem o molho nem o arroz podem estar frios, para evitar o choque térmico e alteração do sabor final.) Prontinho! Parece muita coisa, mas é fácil de fazer. Pode ser usado em até 24h.

Como fazer os rolls:

Você vai precisar de: um pacotinho de algas marinhas (kombu - pronúncia kômbu), que rende para muitas "sushizadas", e recheio de sua preferência (salmão, manga, abacate, pepino... você decide)


(estas imagens do passo a passo são do site do Terra)
1. Coloque papel filme/plástico sobre uma esteirinha de bambu (pode ser dessas de jogo americano mesmo), coloque sobre ele uma folha de alga e distribua sobre ela uma camada de arroz até ocupar cerca de pouco mais que a medida de 5 dedos ou até 10cm na folha, como na foto 1, deixando vazia a parte superior da folha de alga.

2. Por cima dessa camada de arroz, bem no meio da camada, coloque o recheio de sua preferência (uma tira de salmão, pedacinhos de manga, pepino, abacate... o que preferir). Opcional: Ao lado desse recheio coloque cream cheese ou requeijão (daqueles que vem igual saco de confeitar bolo).

3. Com o auxílio da esteirinha vá enrolando a alga pressionando de leve para fixar bem o conteúdo. Quando chegar na parte superior onde você não colocou arroz, umedeça a folha da alga com um pouquinho de água para selar melhor e enrole até fechar. Depois é só usar uma boa faca para cortar os rolinhos. E voila! Seu sushi está pronto para ser devorado! =9

Na foto não tem nem metade do que rendeu! Depois eu posto a receitinha do Hot Philadelphia, meu preferido. Espero que gostem! Se fizerem me contem. :)